Secretaria de Ensino a Distância

Administração

Aviso ao público em geral: este curso está concluído.

Informações Gerais 


Instituição: UFES Coordenador do Curso
Modalidade: Bacharelado Nome: Teresa Cristina Janes Carneiro
Formação de Professor: Não Tel.: (27) 4009-2096, (27) 4009-2598
Área Científica: Administração  
Chamada UAB: PILOTO  
   
Carga Horária Total: 3000 horas  
Duração: 9 Períodos  
Periodicidade: 6 Meses  

Outras Informações


Título do curso

Administração - Bacharelado Modalidade a Distância.

Fascículos

Gerador de boletos

Justificativa

O Ministério de Educação, com a finalidade de atender à demanda das empresas estatais em termos de qualificação dos seus servidores públicos, propõe, em parceria com 08 (oito) instituições de ensino superior e apoio do Banco Brasil, a criação de um curso de Graduação em Administração, na modalidade a distância.

A opção pela modalidade a distância se deve não só à necessidade de se atender estudantes residentes em regiões que não possuem instituições de ensino superior, mas também profissionais em serviço que necessitam formação em nível universitário.

A carga horária para a integralização da Graduação de Administração é de 3.000 horas,  obedecendo a uma proporção de atividades presenciais e a distância. Demanda-se, portanto, metodologia híbrida, atendendo às necessidades especiais de formação dos estudantes deste curso.

Para garantir a qualidade de cursos a distância alguns princípios básicos de aprendizagem precisam estar garantidos na metodologia empregada. Neste curso, por suas características, será importante estabelecer um referencial teórico que fundamente práticas de ensino/aprendizagem É importante considerar as vantagens da junção dos aspectos educacionais fundamentais mais aceitos pelos estudiosos da modalidade a distância e com isto buscar a maior qualidade do processo educativo.

As Universidades que participarão do Consórcio para o oferecimento do curso de administração possuem experiência em EAD, o que lhes possibilita procederem à adequação necessária às especificidades de cada uma em termos de infra-estrutura, de sistema de educação a distância, incluindo-se aí o material didático, os ambientes de aprendizagem, o sistema de tutoria e avaliação.

O sistema de avaliação terá papel fundamental nesta proposta. Para tanto serão constituídos Núcleos de Avaliação, Produção de Materiais, Sistemas de Acompanhamento, Pesquisa e Extensão visando a melhoria constante do processo.

O curso deve contar, em cada instituição, com uma equipe multidisciplinar, composta de especialistas dos conteúdos das diferentes áreas de conhecimento da estrutura curricular, de profissionais especialistas em Educação a Distância, em informática e em questões pedagógicas.

É imprescindível, também, a organização de um sistema de apoio aos estudantes, com previsão de Centros ou núcleos de Apoio que incluam: laboratório de informática, biblioteca, mídiateca, suporte de comunicação, além do serviço de tutoria.

Objetivo geral

A formação em Administração exige que as atividades do Curso de Graduação tenham como orientação fundamental, seu inter-relacionamento e uma natureza preponderantemente sistemática, procurando ultrapassar os limites da mera formação profissional abrangendo inclusive conteúdos informativos sobre as ações administrativas no setor público e privado.

A transformação do "binômio" Ensino/Pesquisa... em "trinômio" Ensino/Pesquisa/Prática Profissional visa, portanto, à integração do estudante no corpo social como elemento ativo, participante na criação do conhecimento, e não como mero receptáculo deste - o que deve caracterizar as atividades de ensino sob uma ótica centralmente não-escolarizada, onde a ênfase no processo de ensino se dê não nas atividades desenvolvidas em sala de aula, mas sim nas atividades extra-classe, no desenvolvimento de projetos, na utilização de estudos de caso e na prática profissional (estágios supervisionados).

Desta forma, são diretrizes fundamentais:

  • Formação técnica científica condizente com as exigências que o mundo do trabalho contemporâneo impõe;
  • Formação ético-humanística que a formação do cidadão requer.

Pré-requisito

Conforme quadro que segue abaixo (no item quantidade de vagas a ofertar) as vagas foram destinadas aos funcionários do Banco do Brasil, funcionários de Prefeituras e da funcionários da própria Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Quantidade de vagas a ofertar

Foram oferecidas 500 (quinhentas) vagas  nos 13 (treze) Centros Regionais - cre@ads do Estado do Espírito Santo (incorporados à UAB), sendo 70% das vagas para os funcionários do Banco do Brasil (350 vagas) e 30% para os funcionários administrativos das Prefeituras Municipais e da Universidade Federal do Espírito Santo (150 vagas*) conforme tabela abaixo:

1*. Funcionários do Banco do Brasil
2*. Funcionários da UFES
3*. Funcionários Municipais

cre@ad

MUNICÍPIO/ESTADO 
(Todos os Municípios componentes dos cre@ads/ceme@ads)

Vagas

1*
2*
3*

ALEGRE

Alegre, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire

4
10
4

BARRA DE 
SÃO FRANCISCO

Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, 
Águia Branca, Ecoporanga, Mantenópolis

7
-
5

CACHOEIRO
DE ITAPEMIRIM

Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, 
Castelo, Iconha, Presidente Kennedy, Itapemirim, 
Marataízes, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, 
Muqui Vargem Alta

39
-
15

COLATINA

Colatina, Pancas, Baixo Guandu, Marilândia, 
São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, 
Alto Rio Novo, Governador Lindemberg

13
-
10

GUAÇUÍ

Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, 
Dores do Rio Preto, Guaçuí, São José do Calçado

3
-
6

LINHARES

Linhares, Rio Bananal, Sooretama, João Neiva

24
-
7

MONTANHA

Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo

3
-
5

NOVA VENÉCIA

Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Vila Valério

11
-
6

SÃO MATEUS

São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário, 
Conceição da Barra

15
-
6

SANTA TERESA

Itarana, Itaguaçú, Santa Leopoldina, 
Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa

13
-
6

VENDA NOVA
DO IMIGRANTE

Ibatiba, Irupi, Iuna, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Brejetuba, Laranja da Terra, Venda Nova do Imigrante, 
Marechal Floriano

20
-
10

VILA VELHA

Anchieta, Guarapari, Piuma e Vila Velha

53
-
10

VITÓRIA

Fundão, Serra, Ibiraçu, Vitória, Aracruz, 
Alfredo Chaves, Viana, Cariacica

145
50
10

TOTAL

 
350
 
50
(4*)
100
 

* 150 vagas ficam divididas em 50 vagas para os funcionários técnicos administrativo da UFES, que não possuem curso superior, e as 100 vagas restantes para os funcionários das Prefeituras Municipais que não possuem  curso superior. As cinqüenta vagas destinadas aos funcionários da UFES serão divididas em 10 (dez) vagas para o cre@ad de Alegre e 40 (quarenta) vagas para o cre@ad de Vitória.

Duração do curso

A Integralização das 3.000 hs/aula conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases, permitiu a diplomação dos estudantes, após o cumprimento das exigências da proposta curricular.

Cada ano é composto de dois (02) módulos, sendo 01 por semestre. Cada semestre tem, em média, 330 horas totalizando aproximadamente 660 h. por ano. Período de duração do curso 4 anos e meio.

Inscrições, Processo Seletivo e Ingresso

Não há previsão de novas turmas.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910