Secretaria de Ensino a Distância

Artes Visuais

Aviso ao público em geral: este curso
encontra-se em andamento, mas sem
previsão de abertura para novas vagas.

Informações Gerais   


Instituição: UFES Coordenador do Curso
Modalidade: Licenciatura Nome: Maria Gorete Dadalto Gonçalves
Formação de Professor: Sim Tel.: (27) 4009-2070, (27) 4009-2568
Área Científica: Artes  
Chamada UAB: UAB I  
   
Carga Horária Total: 3020 horas  
Duração: 7 Períodos  
Periodicidade: 6 Meses  

Outras Informações


Título do curso

Artes Visuais - Licenciatura Modalidade a Distância

Grade Curricular

Veja a grade aqui

Processo Seletivo

As inscrições do Processo Seletivo 2008/2 aconteceram no período de 25 de agosto a 10 de setembro de 2008.
 

Justificativa

As Escolas de Arte, em todo mundo, têm tido um papel significativo nos programas de mobilização e desenvolvimento social, construindo ou reafirmando identidades locais, ampliando os seus contatos com culturas exógenas, melhorando as condições de vida urbana, e oferecendo aos seus novos e velhos moradores o acesso à produção simbólica mundial, bem como participando ativamente de planos estratégicos regionais, que visam a diversificar e ampliar as bases e as oportunidades econômicas, desenvolvidos a partir do incentivo, valorização e apoio à produção simbólica local. No Espírito Santo essa responsabilidade está alocada na Universidade Federal.

O Centro de Artes da UFES, como unidade acadêmica voltada para a formação de profissionais das Artes e a produção e divulgação dos eventos artísticos, nos seus cinquenta anos de funcionamento, tem contribuído decisivamente para capacitar quadros, produzir e expor objetos artísticos locais e nacionais, incluindo o estado no circuito nacional das artes e dos debates em torno dos seus procedimentos de ensino, e, desta forma, participar do esforço coletivo de gerar um desenvolvimento pleno que não se restrinja apenas à ampliação das riquezas materiais, mas que invista na inclusão estética compreendida como preservação e expansão dos produtos culturais, imprescindíveis a qualquer projeto local de inserção ativa no processo crescente de globalização econômica e simbólica.

A Educação Aberta e a Distância encontra-se normatizada no Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996); pelo Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U  DE 11/02/98); Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998 (publicado no D.O.U de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 (publicada no D.O.U de 09/04/98).

A EAD constitui-se, para nós, em um importante e eficaz instrumento de democratização do acesso à educação e uma opção de qualidade para atender àqueles que lutam por uma habilitação em nível superior, essa população considerável e historicamente desassistida.

O Curso de Artes Visuais- Licenciatura modalidade EAD, aqui apresentado como parte do Programa de Interiorização da UFES, na modalidade aberta e a distância, conta com a estrutura do Núcleo de Educação Aberta e a Distância -  (ne@ad), com os treze Centros Regionais de Educação Aberta e a Distância -  (cre@ad’s) e com vinte e um Centros Municipais de Educação Aberta e a Distância – ceme@ad’s (Polos Municipais) para sua viabilização técnica e metodologia, assim como, com o Projeto Integrado de Pesquisa (PIP), que avalia a proposta educacional do Programa. A modalidade aberta e a distância oferece uma oportunidade especial para examinar a ação pedagógica dos cursos em termos de sua eficiência, eficácia, efetividade sócio-educacional e de seus impactos específicos no aprendiz. Ressalta-se, desde logo, o papel do ne@ad na implantação, desenvolvimento e avaliação da Rede UFES de EAD e do Programa de Interiorização da UFES na modalidade EAD.

Objetivando democratizar o acesso à Universidade, este projeto propõe a criação de um curso de graduação inovador e de qualidade, na área de Artes, na Licenciatura em Artes Visuais a Distância.

Objetivo geral

Formar, de modo consistente e contextualizado, professores para atuarem como arte-educadores no sistema de ensino, nas séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio.

Clientela

O projeto pretende atender a uma demanda para o curso de Licenciatura em Artes Visuais Modalidade a Distância, em todas as localidades as quais as Prefeituras aderiram ao Edital.

As vagas serão destinadas 50% aos professores em exercício na rede pública de ensino e os outros 50% ao público em geral.

Polos atendidos: Alegre, Afonso Claudio, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha

Distribuição de polos e cre@ads pelo estado

clique aqui para ampliar a imagem.

Duração do curso

O aluno terá 06 anos, no máximo, para conclusão do curso, podendo realizá-lo no período de 03 anos e meio, a depender do desenvolvimento individual do cursista, ou de grupos localizados, perfazendo um total de 3110 horas.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910