Secretaria de Ensino a Distância

Educação Física

Informações Gerais

Aviso ao público em geral: este curso
encontra-se em andamento, mas sem
previsão de abertura para novas turmas.


Instituição: UFES Coordenador do Curso
Modalidade: Licenciatura Nome: Fernanda Simone Lopes de Paiva
Formação de Professor: Sim Tel.: (27) 4009-7681, (27) 4009-7676
Área Científica: Educação Física  
Chamada UAB: PROLIC II  
   
Carga Horária Total: 3235 Horas  
Duração: 10 Períodos  
Periodicidade: 6 Meses  

Outras Informações


 Título do curso

Educação Física na Educação Básica - Licenciatura Modalidade a Distância.

Processo Seletivo

As inscrições do Processo Seletivo 2008/2 aconteceram no período de 25 de agosto a 10 de setembro de 2008.

Justificativa

O Centro de Educação Física e Desportos - CEFD/UFES, como unidade acadêmica voltada para a formação de profissionais de Educação Física e a produção e divulgação de conhecimentos ligados a cultura corporal de movimento, nos seus cinquenta anos de funcionamento, tem contribuído decisivamente para a formação de professores de Educação Física, incluindo o Estado no circuito nacional e internacional dos seus principais debates. Desta forma, participa do esforço coletivo de gerar e contribuir com desenvolvimento acadêmico da área e na socialização de saberes da e sobre a cultura corporal de movimento, portanto, propiciando a oportunidade para o exercício pleno da cidadania cultural.

A preocupação quanto às possibilidades de garantir uma formação adequada àqueles que atuam como professores de Educação Física na rede regular de ensino público, e que não possuem formação acadêmica necessária para o pleno desenvolvimento dessas atividades vitais para a consolidação dos sujeitos, entendidos na plenitude de seu papel como cidadãos. Essa é uma responsabilidade que o CEFD/UFES quer chamar para si; por um lado, investindo na implementação do novo currículo de formação de professores de Educação Física para atuar na Educação Básica; por outro, na implementação de um curso de licenciatura Educação Física na modalidade a distância.

Com a oferta atual de vagas, na modalidade presencial, é praticamente inviável, atender à demanda dos professores que atuam no Ensino de Educação Física no Espírito Santo sem a habilitação necessária pela legislação federal. Esses profissionais encontram-se, na maioria dos casos, impossibilitados de deslocarem-se de suas cidades para o Campus da UFES em Vitória. Assim sendo, a modalidade de educação aberta e a distância (EAD) parece ser uma das possibilidades para que o CEFD/UFES amplie e garanta, com agilidade e qualidade, o exercício de sua função social.

Assim justificado, o CEFD apresenta sua proposta de Curso de Licenciatura em Educação Física para atuar na Educação Básica - modalidade a distância que tem como meta a formação e a qualificação dos professores de Educação Física que trabalham hoje no sistema público de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, sem a habilitação exigida por lei para sua atuação. Esta Licenciatura origina-se intrínseca e paralelamente ao Programa de Interiorização da UFES na Modalidade EAD – Educação Aberta e a Distância. Constitui-se, portanto, como um dos vetores do Projeto Institucional de interiorização da Universidade. Com isto, o Curso de Licenciatura em Educação Física para atuar na Educação Básica, modalidade à distância, pretende atender a necessidade de formação de professores para lecionar no interior do Estado, uma vez que, para sua formação, estarão sendo contornados os elementos dificultadores: distância, custos e tempo. Os interessados no curso em tela poderão efetivar sua formação tendo como base de estudo a problematização de sua própria experiência, o contato virtual com qualificado corpo docente, além de contarem com material didático e de apoio construídos especificamente para esta modalidade de ensino.

O Curso de Licenciatura em Educação Física para atuar na Educação básica - modalidade EAD, aqui apresentado como parte do Programa de Interiorização da UFES, na modalidade aberta e a distância, conta com a estrutura do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (ne@ad) e com os diversos Centros Regionais (cre@ad’s) para sua viabilização técnica e metodológica, assim como, com o Projeto Integrado de Pesquisa (PIP - anexo 1), que avalia a proposta educacional do Programa. A modalidade aberta e a distância pode ser uma das vias de democratização do acesso à universidade, podendo, também, oferecer uma oportunidade especial para examinar a ação pedagógica dos cursos em termos de sua eficiência, eficácia, efetividade sócio-educacional e de seus impactos específicos na formação. Para a sua efetivação, esse projeto se estabelece em parceria com instituições de nível superior na contribuição mútua na elaboração de material didático.

Objetivo geral

Promover a organização do conhecimento pautando-se na problematização de sua prática profissional, buscando ampliar e garantir um aperfeiçoamento teórico e prático, numa articulação entre as diferentes áreas de conhecimento que são necessárias ao seu desempenho como professor de Educação Física. Assim, acredita-se, com o presente curso, estar criando condições para assegurar aos licenciandos a compreensão plena de sua identidade como professor.

Pré-requisito

Poderão participar do Curso de Licenciatura em Educação Física para atuar na Educação Básica - modalidade a distância, todos os professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Espírito Santo (Municipais e Estadual), que estejam ministrando a disciplina de Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, sem Licenciatura na área específica e que estejam trabalhando há, pelo menos, um ano na função docente em rede pública.

Quantidade de vagas a ofertar

O projeto pretende atender a uma demanda para o curso de Educação Física - Licenciatura Modalidade a Distância, em todas as localidades as quais as Prefeituras aderiram ao Edital.

Distribuição de polos e cre@ads pelo estado

clique aqui para ampliar a imagem.

Duração do curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física para atuar na Educação Básica - modalidade a distância - está organizado em dez módulos de estudo, previstos para serem cursados em dez semestres letivos perfazendo um total de 3220 horas. Assim, deverá ser realizado em cinco anos, conforme sugestão da Coordenação do Programa Pró-Licenciatura. A depender do desenvolvimento individual do licenciando, ou de grupos localizados, esse prazo poderá ser flexibilizado até dezesseis semestres, equivalente ao prazo total de oito anos para que o curso seja concluído.

Inscrições, Processo Seletivo e Ingresso

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas nos cre@ad’s  conforme calendário a ser definido pela Comissão Coordenadora do Vestibular/UFES. O processo de seleção será organizado e realizado pela Comissão Coordenadora do Vestibular – CCV – que é responsável pelo vestibular presencial da UFES.

O ingresso no curso dar-se-á por ordem de classificação, tendo como referência, ser professor em exercício atuando da 5ª série do ensino fundamental ao Ensino Médio, ter o ensino médio completo e ter sido classificado em processo isolado de seleção (PIS).

Este curso está vinculado ao Pró-licenciatura.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910