Secretaria de Ensino a Distância

Química

Informações Gerais

Aviso ao público em geral: este curso
encontra-se em andamento, mas sem
previsão de abertura para novas turmas.


Instituição: UFES Coordenador do Curso
Modalidade: Licenciatura Nome: Josimar Ribeiro
Formação de Professor: Sim Tel.: (27) 4009-7948
Área Científica: Química  
Chamada UAB: UAB I  
   
Carga Horária Total: 2995 Horas  
Duração: 9 Períodos  
Periodicidade: 6 Meses  

Outras Informações


Título do curso

Química - Licenciatura na Modalidade a Distância

Grade Curricular

Veja a grade aqui

Requerimento de Aproveitamento de Estudos

Processo Seletivo

As inscrições do Processo Seletivo 2008/2 aconteceram no período de 25 de agosto à 10 de setembro de 2008.

Justificativa

Os avanços químicos, relacionados a novos conhecimentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade são exemplos, de como a Química tem se desenvolvido ao longo do tempo. Nesse contexto, a preocupação com o futuro profissional da área de Química deve ser relevante quanto à sua formação, desta forma, é necessário que o conhecimento adquirido por esse profissional seja reflexivo e abrangente da realidade sobre a qual ele irá atuar.

No que concerne à formação do professor, o Parecer CNE/CES 1.0303/2001 indica que esse profissional deve ter uma formação geral, sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica de conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na Educação Fundamental e Média.

São muitos os desafios institucionais e curriculares que dificultam a formação de professores de Química do Estado do Espírito Santo entretanto as práticas atuais desenvolvidas decorrentes do engessamento dos currículos mínimos colocadas pela legislação anterior, devem ser superadas para dar lugar a uma nova estrutura de curso, onde o desenvolvimento do futuro professor seja promovido tendo como princípios norteadores da sua formação: uma sólida formação teórico-prática, uma docência como base da formação profissional, ter a  pesquisa como princípio educativo e o compromisso ético/social do professor na formação do cidadão.

O futuro professor ao longo da sua formação acadêmica, deverá ser envolvido por ações que lhe permitam incorporar no seu saber fazer Química, uma postura crítica diante do seu ato de ensinar, permitindo desenvolver ações adequadas para formar cidadãos que tenham uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica.

O Departamento de Química com a infra-estrutura de funcionamento atual, seria praticamente inviável, atender à demanda de 500 novos alunos que atuam no Ensino da Química no Estado do Espírito Santo sem a habilitação necessária pela legislação federal. Esses profissionais encontram-se, na maioria dos casos, impossibilitados de deslocarem-se de suas cidades para o Campus da Universidade Federal em Vitória. Com tal perspectiva, seria incompatível frente à dinâmica dos novos tempos, atender essa demanda regional de vagas para o curso de licenciatura em Química. Assim sendo, a modalidade de educação aberta e a distância (EAD) nos parece ser um dos veículos para que o Departamento de Química da UFES amplie com mais agilidade sua função social no estado. Não obstante, compreende-se que é emergencial a ação deste Departamento, no sentido de assumir o seu papel e suas responsabilidades cíveis e éticas na qualificação desses profissionais leigos no ensino da Química  no Estado do Espírito Santo.

Tendo como referencial o exposto acima, apresentamos a proposta do Curso de Licenciatura em Química  na modalidade EAD, que tem como meta a formação de professores de Química para trabalharem em todo o estado do Espírito Santo, nos sistemas publico e privado do Ensino Médio. Esta Licenciatura origina-se intrínseca e paralelamente ao Programa de Interiorização da UFES na Modalidade EAD – Educação Aberta e a Distância. Constitui-se num Projeto Institucional de interiorização da Universidade. Com isto, o Curso de Licenciatura em Química na modalidade EAD, poderá permitir  a qualificação exigida por lei para sua atuação em Química, uma vez que para sua formação não terão mais necessidade de deslocamento de grandes distâncias, além de contarem com material didático e de apoio construídos especificamente para esta modalidade de ensino.

O Curso de Licenciatura em Química na  modalidade EAD, aqui apresentado como parte do Programa de Interiorização da UFES, na modalidade aberta e a distância, conta com a estrutura do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (ne@ad) e com os diversos Centros Regionais (cre@ad’s) para sua viabilização técnica e metodologia, assim como, com o Projeto Integrado de Pesquisa (PIP), que avalia a proposta educacional do Programa. A modalidade aberta e a distância oferece uma oportunidade especial para examinar a ação pedagógica dos cursos em termos de sua eficiência, eficácia, efetividade sócio-educacional e de seus impactos específicos no aprendiz. Ressalta-se, desde logo, o papel do ne@ad na implantação, desenvolvimento e avaliação da Rede UFES de EAD e do Programa de Interiorização da UFES na modalidade EAD.

Objetivando democratizar o acesso à Universidade, este projeto propõe a criação de um curso de graduação inovador e de qualidadena área de Química, na Licenciatura em Química à Distânciaem parceria com Instituições de nível superior na contribuição mútua na elaboração de conteúdos de material didático.

Objetivo geral

O Curso de Licenciatura em Química na modalidade à distância, tem por objetivos gerais à formação de um profissional da Química que tenha conhecimentos sólidos dessa Ciência com habilidades e competências como educador, para atuar na área do ensino da Química no Ensino Médio.

Os objetivos gerais na formação de um profissional da Química que irá atuar na área de ensino da Educação Básica devem também  estar fundamentados nos objetivos gerais, expresso nos Artigo 35, incisos I a IV e no Artigo 43 da LDB 9394/96.

Clientela

O projeto pretende atender a uma demanda para o curso de Química - Licenciatura na Modalidade a Distância, em todas as localidades as quais as Prefeituras aderiram ao Edital.

As vagas serão destinadas 50% aos professores em exercício na rede pública de ensino e os outros 50% ao público em geral.

Pólos atendidos: Aracruz, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Pinheiros, Vila Velha.

Distribuição de pólos e cre@ads pelo estado

clique aqui para ampliar a imagem.

Duração do curso

O professor/aluno terá 06 anos, no máximo, para conclusão do curso, podendo realizá-lo no período de 4 anos e meio, a depender do desenvolvimento individual do aluno, ou de grupos localizados, perfazendo um total de 3300 horas.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910