-A A +A
Secretaria de Ensino a Distância

Quem somos


 

A Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, ao longo de sua história, tem formado geração de profissionais e, por isso, conquistou respeito e credibilidade junto à sociedade espírito-santense. A partir de 2001,  credenciou-se junto ao Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos superiores na modalidade de EAD. 

 

Para dar suporte a essa iniciativa, a Ufes introduziu, na sua estrutura organizacional, o Núcleo de Educação Aberta e a Distância - ne@ad. Ao longo dos anos, o ne@ad (link sends e-mail) consolidou-se como órgão mediador e gestor das propostas de EAD, tornando-se responsável pela introdução sistematizada dessa cultura na Universidade, bem como  pela mediação,  organização, oferta de cursos e demais atividades acadêmicas à população espírito-santense. A partir de abril/2014, por meio da Resolução n. 08/2014 do Conselho Universitário, foi aprovada a reestruturação organizacional da UFES. Nessa nova estrutura, o ne@ad passou a ser denominado “Secretaria de Ensino a Distância” - SEAD.

O primeiro curso da UFES na modalidade EAD foi o de Pedagogia, por meio do qual formaram-se 6.171 professores das séries iniciais do ensino fundamental dos sistemas públicos de ensino dos 78 municípios capixabas, que atuavam sem formação em nível superior. 

Em 2006, a Universidade fez adesão ao projeto piloto do curso de Administração, a distância,  do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atualmente oferta cursos EAD em 27 Polos de Apoio Presencial-UAB. Essas instâncias acadêmicas da UFES localizam-se em Afonso Claúdio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Itapemirim, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. 

Assim, a UFES apresenta-se como parceira institucional no desenvolvimento do ensino, pesquisa, formação continuada e demais ações direcionadas à formação de cidadãos deste estado. Nesse contexto, a  proposta de EAD da UFES visa a intensificar a cultura da educação aberta e a distância na Universidade, bem como a utilização das novas tecnologias da comunicação e da informação nos espaços formadores internos. 

Atualmente, com a política assumida pela Administração Central da UFES, o Programa de Interiorização leva o conhecimento a todas as regiões do estado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910